Ir para o conteúdo

A Revolução Invisível: Pablo Guterres provoca o setor corporativo a repensar os escritórios na Infra FM 2025

A Arena 2 da Infra FM 2025, em São Paulo, foi palco de uma palestra atual e provocante com um convidado especial do FK Grupo. O CEO do Grupo DNX (Desconexo Design, Desco Móveis Corporativos e DNX Hotelaria) Pablo Guterres que atua na interseção de design, inovação e estratégia empresarial e realiza análises de tendências globais e expertise prática para fortalecer marcas, trouxe uma série de estímulos sobre o futuro dos escritórios corporativos. Um conteúdo que combinou tendências globais, tecnologia, neurociência e arquitetura adaptativa.

Com o tema “A Revolução Invisível”, Pablo abriu a conversa com um alerta direto:

Se as empresas não entenderem o novo comportamento da Geração Z, estarão construindo espaços para uma força de trabalho que já mudou antes mesmo dos escritórios ficarem prontos.”



Do controle à fluidez: o novo paradigma dos ambientes de trabalho

Ao longo da apresentação, Pablo defendeu que o escritório contemporâneo precisa deixar de ser um espaço fixo e se tornar um organismo vivo, em constante transformação. Segundo ele, a flexibilidade se tornou o novo luxo, sendo o ambiente que precisa acompanhar o ritmo dos funcionários e não o contrário.

Não é mais o colaborador que deve se adaptar ao escritório, e sim o escritório que precisa se adaptar ao colaborador.”

Outro conceito que chamou atenção foi o da estética do caos controlado. Pablo defendeu o conceito como a nova lógica do layout corporativo, destacando a ascensão de ambientes com múltiplas zonas, como espaços de concentração, colaboração, descanso e imersão, organizados pela fluidez.



Tecnologia sutil, natureza presente

A saúde mental também ocupou um espaço de destaque na palestra. Com a utilização de dados recentes, Pablo destacou que elementos naturais podem reduzir em até 37% o estresse no ambiente de trabalho, defendendo o uso do neurodesign e da biofilia como recursos de alta performance cognitiva.

Para o especialista, a tecnologia precisa operar discretamente dentro do ambiente corporativo:

A inovação nos escritórios não será sobre exageros, mas sobre uma presença silenciosa, intuitiva e eficiente.”

Sensores que otimizam energia sem intervenção humana, paredes que mudam de cor com a luz do dia e mobiliário adaptável foram algumas das soluções apresentadas como parte da chamada tecnologia invisível e já utilizada por grandes empresas do mercado.

 

Mais que presença: conexão

Um dos tópicos mais marcantes foi a redefinição do papel do escritório pelo Pablo:

O escritório não é mais o lugar onde se trabalha. Ele precisa justificar sua existência como um espaço socialmente relevante, onde conexões reais acontecem.”

Empresas como Nike, Airbnb e Apple foram citadas como exemplos de marcas que têm redesenhado seus espaços físicos como hubs de cultura e inovação, e não apenas como locais de controle de produtividade.

FK Grupo: mobiliário como parte ativa da transformação

Com um estande exclusivo no evento, apresentamos soluções que dialogam com as principais tendências abordadas na palestra, reforçando nosso compromisso com soluções que aliam ergonomia, design e funcionalidade para ambientes corporativos.

O sofá Flint, um dos lançamentos da Maxdesign no Salone del Mobile, é uma das soluções modulares que podem ser encontradas no estande, entre outros produtos das marcas que compõem o FK Grupo. Além de estarmos presentes em ambientes de parceiros estratégicos como:

  • Ladytex: com soluções acústicas e revestimentos aplicadas a espaços funcionais,

  • Sempre Engenharia: com projeto assinado pelo renomado escritório Pitá Arquitetura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *